sexta-feira, agosto 12, 2011

Que comece a festa..

como eu vejo?!?!.. assim..

BALIZA:

Hélton é claramente o melhor guarda redes a jogar em Portugal. Está no topo da carreira, é muito experiente e irá manter uma braçadeira de capitão que lhe trouxe outra tranquilidade. É, para mim, um dos grandes pilares do FCP.
Patrício é a eterna promessa, e ainda que tenha evoluido nos últimos anos, continua a revelar debilidades extremas para um guarda redes que, sinceramente, já devia de ter dado o salto evolutivo. Contudo, aguardemos pelo fim desta época...
No Benfica, Artur e Eduardo parecem-me equivalentes. Artur leva vantagem por uma simples razão: a tranquilidade com que encara o jogo, o que é algo que também se extravasa para a restante equipa.
Por ordem: FCP; SLB, SCP.

DEFESA:


Em teoria, o Benfica tem vantagem. Luisão é um dos melhores centrais do mundo em bloco baixo, e juntando-se-lhe Garay, constituem, em teoria, a melhor dupla de centrais a jogar em Portugal. Só o tempo o dirá.
No FCP, Rolando e Otamendi deveriam de ser, teoricamente, a dupla titular...sendo que acho o argentino muito superior ao português. Contudo, Rolando tem crescido e também concede segurança a um eixo que tem rotinas criadas.
No Sporting...não faço puto de ideia, pois enquanto lá estiver o Polga, está invalidada qualquer tipo de análise. Mas há algo evidente: Carriço, Oneywu e Rodriguez não fornecem a devida segurança a um clube que quer lutar pelo título.
Na ala direita, estou em crer que as coisas equivalem-se. Maxi, João Pereira e Sapunaru cumprem com rigor a posição. Contudo, a determinação e garra de Maxi parece-me que faz pender a balança para o lado benfiquista.
Na esquerda, não há aqui discussão: Alvaro Pereira é o melhor lateral esquerdo a jogar em Portugal.
Emerson e Capdevilla ainda são incógnitas.
Evaldo é muito curto...

Por ordem: SLB, FCP, SCP

MEIO CAMPO:


O FCP leva vantagem, contanto que continue Fernando. E leva única e exclusivamente por causa das rotinas que um meio campo muito dinâmico já possui. Moutinho, a sair, irá por em causa muito mais do que o melhor meio campo a jogar em Portugal. Duvido que Guarin/Micael/Belluschi consigam fazer o que faz Moutinho...

O Benfica irá previsivelmente mudar de estratégia, pelo que afiançar a maior qualidade somente pelo que já foi visto é precipitado. Em teoria, Witsel e Javi concedem não só um contundente reforço físico e táctico ao sector defensivo, como parecem ser capazes de apoiar o ataque de forma bastante equilibrada. Nos médios interiores, Gaitan está numa forma impressionante e Nolito chegou com muita vontade de jogar. Servidos por um Aimar de classe, existe (pelo menos entre a maioria dos benfiquistas) uma enorme ansiedade de ver este grupo a revelar todo o seu potencial.

No Sporting...mantenho o que disse no que respeita à defesa. Ainda não se percebeu como é que é suposto aquilo funcionar...e aguardo com alguma expectativa a introdução de Matias nos processos sportinguistas. No entanto, Rinaudo parece-me ser um jogador "ultra-interessante" e recuperando-se Izmailov, poderá o Sporting competir com os restantes neste sector? Jeffren e Capel pegarão de estaca? Duvido, mas...não sabemos...

Por ordem: FCP, SLB, SCP

ATAQUE:

Aqui nem há discussão. O FCP tem um dos ataques mais fortes da Europa, muito por força de um tremendo jogador, que é Falcao. Servido por Hulk e James (a ver vamos como é que este irá jogar), que me parece mais disposto a jogar que Varela, é claramente um sector de topo...e que deixa os adversários a anos luz.
No Benfica, voltamos à questão da táctica. Teremos um ou dois avançados? Será Saviola o ponta...acompanhado de perto por Aimar, Nolito e Gaitan? Ou Jesus irá fazer a mesma brincadeira da época passada, onde testou na pré-época uma estratégia diferente, com resultados positivos...para a abandonar na 1ª jornada?
No Sporting, Postiga, Rubio, Bojinov, Wolfswinkel.
Postiga é por demais conhecido.
Rubio tem dado nas vistas.
De Bojinov nada se sabe...
É um sector ainda em estruturação, penso eu de que...e enquanto lá estiver o Djaló, não dá hipótese.

Por ordem: FCP; SLB; SCP.

Quanto a favoritos, estou como o outro: prognósticos, prognósticos...